Faça o login ou cadastre-se

Tree testing: como usá-lo para testar meu menu?

3

Compartilhe:

Ao observarmos o mercado de Product Design atualmente, podemos perceber que não existe apenas um caminho definido para alcançar uma vaga tão sonhada ou uma oportunidade tão disputada. Visto que esses profissionais podem vir de qualquer formação ou experiência anterior, fórmulas mágicas para o sucesso, gurus e pensamentos padrões que não consideram quem você é e sua estrada de vida podem na realidade te fazer sentir pressionado(a). É comum ouvir frases como “você tem que fazer isso”, “você tem que seguir aquilo”, ou, a mais popular, “como assim você ainda não sabe/conquistou tal coisa?”.

Mas isso apenas resulta em confusão,pois afinal cada pessoa tem uma história diferente, escolhas diferentes e uma personalidade única. Podem existir padrões para papéis profissionais, mas não padronização para as pessoas. Cada um é diferente, por isso o mais indicado é pensar em orientações que podem ser utilizadas da melhor maneira possível dentro das condições que cada um possui.

Então, para nos ajudar a refletir sobre caminhos profissionais únicos dentro da área de Product Design, é possível utilizar o chamado Mapa de Competências: um quadro com passos que têm o objetivo de ajudar pessoas a refletirem sobre suas vidas profissionais de forma única e pessoal.

Nesse artigo, vamos conversar sobre:

  • O que são Mapas de Competências?
  • Como fazer um Mapa de Competências?
  • Como um Mapa de Competências pode auxiliar na carreira na área de Product Design?
  • Reflexões sobre o bom uso do Mapa de Competências.

O que são Mapas de Competências?

Imagem de duas mulheres em um escritório, na qual uma aponta para a tela de um laptop enquanto a outra observa o que está sendo exibido na tela.
Utilizado no mercado profissional como uma espécie de guia, o Mapa de Competências é uma ferramenta muito eficaz para auxiliar pessoas a traçarem objetivos e planejarem seus caminhos dentro do mercado de trabalho.

É uma ferramenta completa, pois geralmente leva em consideração esferas como: personalidade, sonhos, metas, e habilidade fortes ou que precisam de melhoria. Ou seja, o Mapa de Competências leva em consideração aspectos humanos da pessoa profissional.

Como fazer um Mapa de Competências?

O Mapa de Competências pode ser montado através da utilização dos mais diferentes tipos de templates que existem nas empresas e na internet. Geralmente, esses modelos exibem perguntas ligadas aos gostos pessoais da pessoa, objetivos profissionais, sonhos e metas com datas.

Esse planejamento ajuda a transformar os pensamentos que estão no plano das ideias, em objetivos e conquistas reais.

O processo é bem simples: você faz as reflexões propostas pelo template, e responde às perguntas de forma honesta. A partir disso, você traça o que será necessário para alcançar os objetivos principais refletidos e pensa em ações e datas para realizar esses passos.

É comum que em Mapas de Competências sejam encontradas perguntas como:

  • Qual a profissão que você possui hoje em dia?
  • Onde você deseja chegar no futuro?
  • Quais são as suas hard skills mais fortes?
  • Quais são as suas soft skills mais fortes?
  • Considerando a área que você deseja, quais hard e soft skills mais se destacam em você e quais você precisa evoluir mais?
  • Quais são os seus gostos e valores mais importantes na vida?

Imagem dos passos 01 e 02 utilizados no template de Mapa de Competências, projeto desenvolvido no curso Product Design: o papel do designer de produtos.

No exemplo acima, temos uma parte do template do Mapa de Competências utilizado no curso “Product Design: o papel do designer de produtos”. E para te apoiar nesse processo inicial, disponibilizamos um modelo exclusivo de mapa para baixar gratuitamente, assim você já pode começar a pôr em prática seu mapa de competências hoje mesmo!

Como um Mapa de Competências pode auxiliar na carreira de Product Designer?

Imagem de duas mulheres em um escritório e sorrindo para a pessoa que está tirando a foto.

Uma pessoa não nasce uma Product Designer Sênior, e sim se torna ao longo dos anos, por meio de muito estudo e experiências. Por isso, é necessário começar das bases até chegar ao avançado, fazendo um caminho firme e saudável.

O Mapa de Competências é um grande aliado nesse processo! É possível planejar todo o trajeto, traçar metas e pensar em previsões para que você possa atingir seus objetivos de entrar e crescer dentro da área de Product Design. Além do fato de que, através dessa análise pessoal profissional, é possível se auto-conhecer melhor. O autoconhecimento é a base de todo crescimento e mudanças, pois sua personalidade vai te acompanhar aonde você for, seja no trabalho, na faculdade ou em casa.

Com a utilização do Mapa de Competências essa análise pessoal e planejamento profissional é possível e descomplicado!

Reflexões sobre o bom uso do Mapa de Competências

Ao montar um Mapa de Competências com tudo que é necessário para se tornar uma pessoa Product Designer, incluindo soft e hard skills (competências técnicas e comportamentais), é comum que muitas pessoas descubram que ainda há um caminho longo até atingir o objetivo final. Lembre-se: um bom profissional não nasce fazendo o que faz, porém é uma pessoa criada e desenvolvida através dos erros e acertos do caminho.

Imagem de um post-it pendurado em um quadro com o desenho de uma lâmpada.

Outro ponto é que o Mapa de Competências existe para te orientar, e não para mudar quem você é. Por exemplo: se você é uma pessoa introvertida e precisa desenvolver a habilidade de falar com o público, trabalhe essa soft skill dentro da sua introversão para que isso seja possível. Se atente a isso.

Conclusão

Imagem de três pessoas sentadas conversando e rindo com computadores, cadernos e copos apoiados em cima de uma mesa.

O Mapa de Competências tem um objetivo maior ainda do que apenas o planejamento profissional, mas também é uma ferramenta de humanização do processo profissionalizante de pessoas. Levar em conta quem você é, a sua história, suas condições e seus sonhos é respeitar sua própria personalidade e seus princípios

A área de Product Design é muito grande e acolhe os profissionais das mais diversas especialidades. Por isso, não existe um “caminho único” para atuar como pessoa Product Designer! Existem hard e soft skills necessárias para o dia a dia, mas as pessoas podem ter muitas bagagens de conhecimento e experiências diferentes.

Essa ferramenta ajuda profissionais a traçarem seus caminhos de forma única para que possam se tornar Product Designers!

Nesse artigo falamos sobre:

  • O Mapa de Competências e sua importância;
  • Como montar um Mapa de Competências;
  • Dicas para uma utilização saudável do Mapa;
  • Como o Mapa de Competências pode auxiliar as pessoas que desejam entrar na área de Product Design.

Curtiu a nossa conversa? Aqui na Alura temos diversos conteúdos para que você possa se aprofundar cada vez mais em tecnologia e no seu desenvolvimento profissional. Confira alguns dos nossos conteúdos para desenvolver soft skills e também hard skills em design.

Bora mergulhar em tecnologia?

Até mais!